10 motivos para passear com o seu cachorro

O cachorro é um animal que precisa de passear entre 2 e 3 vezes por dia, mas sabe porque é assim?

1. Para fazer as suas necessidades

O primeiro motivo, e o mais importante, para levar a passear um cachorro, é para lhe permitir fazer as suas necessidades até ficar satisfeito.

À exceção dos filhotes que ainda não podem sair à rua ou que ainda estão aprendendo a urinar, não é muito bom permitir que o cachorro urine e defeque em casa. Além de causar mau cheiro, estará criando um ambiente prejudicial que pode acarretar graves problemas de saúde para cachorros e humanos.

2. Permite-lhes continuar a socializar

A socialização é o processo através do qual o nosso cachorro aprende a relacionar-se com outros cães, pessoas e com os diferentes ambientes e objetos. Apesar de um cachorro iniciar a sua socialização quando é filhote, na sua etapa adulta continuará a ser importante se relacionar corretamente com tudo o que referimos antes para evitar medos, agressividade ou comportamentos pouco apropriados.

3. Podem cheirar, uma forma de aliviar o estresse

O terceiro dos 10 motivos para passear com o seu cachorro é mais importante do que acredita. Deixar que o seu cachorro cheire proporciona-lhe bem-estar e alivia o seu estresse. Sabe porquê?

Embora muitas pessoas acreditam que cheirar urina é algo desagradável, se o cachorro tiver seguido corretamente o seu calendário de vacinação não nos devemos preocupar com nada. É um comportamento natural que os ajuda a orientar, a conhecer outros cachorros que vivem na sua zona e que além disso proporcionar-lhes relaxamento. Permite que o seu cachorro cheire

4. Exercitam-se

Ao contrário dos cachorros idosos, cães com problemas nas suas articulações e filhotes em desenvolvimento, é muito importante que o cachorro se exercite o tempo apropriado segundo as suas necessidades. Isso irá ajudá-lo a dormir melhor, a aliviar a ansiedade e a ser um cachorro feliz e sem privações. Existem muitos tipos de exercícios para cães adultos que podem inclui-lo também a si ou apenas a ele.

5. Marcam o seu território

Os cães marcam o seu território para comunicar com outros cachorros sem estar presentes. O cheiro da urina é único e específico em cada cachorro e transmite muito mais do que chegamos a pensar. Uma fêmea pode dizer a outros machos que está no cio e qualquer cachorro pode estar dizendo a outros que esse é o seu espaço e que não devem invadi-lo.

6. Precisam de explorar

Os cães são animais curiosos e aventureiros. Sair à rua proporciona-lhes um sem fim de estímulos diferentes que fazem com que se sintam entretidos seguindo rastros ou descobrindo coisas novas. Uma simples planta pode ser motivo de estudo, comprove-o! Qualquer situação diferente que possa lhe oferecer vai melhorar e muito a qualidade do passeio para o seu cachorro.

7. Melhoram a relação com os seus donos

Outro dos 10 motivos para passear com o seu cachorro é que passear melhora a sua relação consigo. Para os cachorros passear é um dos seus momentos do dia favoritos. Levá-lo você a passear faz com que goste ainda mais de você e se emocione cada vez que lhe colocar a coleira e o arnês. Um cachorro que passeia é um cachorro feliz e mais assim se o levar você, o seu humano favorito.

8. Recebem as vitaminas do sol

Se não sabia porque os cachorros gostam de tomar sol, agora já sabe um pouco mais. O grande astro proporciona aos cachorros vitamina D, favorece a produção de serotonina e melhora o sono. Além disso, alivia a dor das articulações que os cachorros idosos podem sofrer. Levando-o a passear estará a ajudá-lo a receber os raios solares necessários.

9. Divertem-se e muito!

Para os cães o passeio é um sinônimo de diversão e alegria, algo que lhes proporciona felicidade, por esse motivo é muito importante sair para passear com o seu cachorro cheio de positividade. Leve música consigo ou aprecie os benefícios de se exercitar um pouco mais, ele irá se sentir muito mais feliz.

10. É o seu momento do dia

Para finalizar com os 10 motivos para passear com o seu cachorro vamos referir algo muito importante: o passeio é o momento do dia que deve ser único e exclusivamente para o cachorro. Evite praticar obediência a cada minuto, tirar-lhe a guia ou tentar que lhe preste atenção o tempo todo. É o momento mais importante para ele e deve estar focado exclusivamente no seu bem-estar. Deixe-o desfrutar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *