Blog

Coisas que os gatos não gostam (Parte 2)

Consumir medicamentos

Quer seja xarope ou comprimido, dar medicamentos ao seu gato pode ser uma verdadeira tortura se não for feito corretamente, fazendo com que o gato rejeite a substância (pode se babar para não engolir o xarope, expulsar o comprimido ou simplesmente se recusar a engolir.

Existem alguns jeitos diferentes para que a administração do tratamento médico não se converta em um martírio para o felino nem numa situação desesperante para você. Apenas é necessário que você seja paciente. Para isso, não perca os nossos conselhos para dar um comprimido a um gato.

A falta de higiene

Outra das coisas que os gatos odeiam é, sem dúvida, a sujeira. Esta é uma das coisas que enlouquecem, irritam e provocam estresse nos felinos, especialmente quando a bagunça e sujeira se encontram no espaço dele, como a caminha dele, a caixa de areia e os recipientes de comida e água.

Um recipiente de comida com restos que cheiram mal, uma caixa de areia por limpar com restos de fezes e urina acumuladas ou uma caminha cheira de terra são algumas das coisas que provocam a ira felina e comportamentos indesejados como fezes em lugares inapropriados e miados insistentes.

Abraços excessivos

O gato tem o seu jeito próprio de demonstrar carinho. Passar tempo com você, dormir do seu lado, te oferecer algo que caçou ou receber carinhos na barriga são algumas das demonstrações dele. Contudo, também é verdade que ele odeia receber carinho quando é obrigado. Se você forçar uma interação, é possível que ele responda com um arranhão ou que se isole em um local onde possa estar sozinho.

Um jogo de olhares

Seguramente, você já notou que os gatos raramente comunicam entre eles miando. Para os felinos, o mais importante para se relacionarem com outros da sua espécie são os gestos corporais e, sobretudo, o olhar.

Se você quiser estabelecer contato visual com um gato, evite fixar os olhos dele pois ele pode interpretar a sua ação como uma ameaça e se sentir incomodado, o que provoca reações indesejadas. O ideal é que você pisque várias vezes e mova a cabeça lentamente de um lado para o outro, usando assim a própria linguagem felina.

Comida muito fria

As horas da refeição estão entre as coisas favoritas do felino. Quando a comida não é satisfatória, esse pode ser um verdadeiro drama para eles, sendo outra das coisas que os gatos não gostam. Assim, como os felinos de porte maior, os gatos domésticos não costumam comer carne em estado de decomposição nem animais que encontrem já mortos pois não gostam de comida demasiado fria.

O ideal é que o alimento esteja em temperatura ambiente ou até morno. Se você tem micro-ondas, cerca de 15 segundos serão suficientes para conseguir a temperatura certa (mas nunca sirva comida quente!).

O catnip ou erva do gato

Entre as coisas que os gatos não odeiam mas que faz com que enlouqueçam é a erva-dos gatos ou catnip. Esta é uma planta da família da menta que consegue provocar uma reação de prazer na maioria dos gatos que pode se transformar em hiperatividade intensa.

Precisamente por isso, muitos brinquedos para felinos são recheados com esta erva adorada por eles, sendo o presente ideal para o seu gato.

Observar pássaros

Desde o conforto da sua janela ou do seu apartamento, o gato pode conseguir observar os pássaros que vão e vêm no exterior. Qualquer pessoa que note esse comportamento nota na atitude peculiar que os felinos adotam nesse contexto.

Quando observam aves, os gatos parecem hipnotizados, sendo difícil distraí-los desta contemplação. Além disso, muitos deles emitem um som de estalinhos. Alguns peritos sugerem que esse som serve para atrair os pássaros, outros que indica um sinal de frustração por não poderem caçar.

Compartilhe:

plugins premium WordPress